Militares israelitas chegam a consenso para atacar instalações nucleares do Irão
O responsável reiterou que as condições atuais apresentam uma oportunidade “de ouro” para atingir e desativar as instalações nucleares do Irão à frente de Israel, informou o Jerusalem Post.
“Esta é a primeira vez em muitos anos que as duas condições 'necessárias' e 'possíveis' foram previstas para um ataque ao programa nuclear do Irão”, disse a fonte militar israelita sénior, ao jornal.
Consenso Geral dos Estabelecimentos de Defesa de Israel sobre a Ação Militar Contra o Programa Nuclear do Irão
“Ao contrário de 2009, quando uma grande parte dos membros do establishment de defesa de Israel se opôs à proposta de Benjamin Netanyahu de atingir o programa nuclear do Irão, agora todo o sistema chegou a um consenso sobre tal ataque”, segundo a fonte.
Dado esse consenso, o establishment israelita da defesa estava mais focado do que nunca em questões práticas para ganhar a prontidão necessária para realizar tal ataque.
Rejeitando a visão de que vê a decisão do governo israelita de não atacar o programa nuclear do Irão no ataque de 26 de outubro como uma "oportunidade de ouro perdida", o responsável da defesa salientou a importância da precisão no processo de tomada de decisão.
Essa "oportunidade de ouro" para o ataque permanece e continuará a existir por algum tempo porque os sistemas de defesa aérea mais importantes do Irão foram destruídos e os “escudos” proxy do país, como o Hezbollah e o Hamas, foram amplamente enfraquecidos.
Post a Comment